Alarme de incêndio: o seu condomínio possui um sistema eficiente?

Notícias on 4 Jul , 2017

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) divulgou no início de 2015 dados que indicam um aumento de 33% no número de ocorrências de incêndio estrutural reportadas pela imprensa brasileira quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Saiba qual a importância de obter um sistema de detecção de incêndios para sua empresa ou para seu imóvel e, dessa forma, reduzir riscos e salvar vidas.

Prédios residenciais são espaços propensos a sinistros: possuem um grande fluxo de pessoas e de veículos, além de equipamentos eletrônicos, como sistemas de comunicação, iluminação e vigilância por todos os lados. Um foco de incêndio pode começar, por exemplo, a partir de um curto circuito, uma vela acesa ou de descargas elétricas. Alguns acidentes são imprevisíveis, mas podem ser detectados, logo no início, com um sistema de alarme de incêndio, proporcionando agilidade nas ações a serem realizadas para controlá-los.

Dois casos recentes de incêndios em prédios mostram que qualquer estrutura está suscetível ao risco. Em um pequeno condomínio de Porto Velho, Rondônia, a fumaça em um dos apartamentos chamou a atenção dos demais moradores que acionaram o Corpo de Bombeiros. Na cidade de São Paulo, o fogo começou em um dos apartamentos de um prédio maior e se alastrou.

Podemos perceber nesses dois casos que os moradores sentiram o cheiro da fumaça e então tomaram uma atitude, mas eles não foram avisados por um sistema instalado no próprio prédio para facilitar o alerta e a evacuação imediata do local. É essencial que o síndico esteja atento às legislações de medidas de segurança anti-incêndio e às soluções de equipamentos de detecção e alarme de incêndio disponíveis no mercado.

Mas como saber se o sistema é eficaz? Primeiramente, ele deve ser de uma empresa referência no segmento e projetado por um profissional qualificado. Em segundo lugar, é indispensável checar se segue as normas técnicas e legislações de instalação e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio. Além de buscar informações com as empresas desenvolvedoras, é interessante pesquisar a opinião de usuários desses sistemas.


A Fonmart oferece a mais avançada tecnologia na detecção, alarme e combate a incêndio. Com sistemas operados por centrais habilitadas a detectar qualquer sinistro, ainda em sua fase inicial, a solução promove facilidade no combate e prevenção.

As centrais ofertadas pela Fonmart destacam-se pela flexibilidade e normas rígidas de qualidade. Mesmo em projetos já existentes, elas permitem inúmeras configurações, sempre dimensionado à realidade e necessidade do cliente.

Ente em contato conosco e termeos o maior prazer em lhe atender.