Soluções de Climatização

Inúmeras são as desvantagens de não se ter um bom projeto de ar condicionado. Além dos aspectos relacionados à saúde, como ar não filtrado e poluído contaminado com fungos e bactérias, tem o fator de um maior gasto de energia, que ocorre normalmente com uso do equipamento inadequado ou de maneira errada, entre outros. Vale lembrar que o projeto feito por um projetista habilitado é sem dúvida o maior custo-benefício que um sistema pode oferecer.

Um ambiente condicionado deve ser fechado, mas se não houver renovação do ar interno e externo e filtragem adequadas, o ar tende a ficar poluído e a concentração de CO2 aumenta e, como consequência, surgem reflexos como sonolência, fadiga, além de propiciar um ambiente contaminado com vírus e bactérias atingindo diretamente a saúde das pessoas que circulam pelo local.

Quando se fala em saúde, a importância do projeto é 100%. Um bom sistema de ar condicionado deve garantir o conforto e qualidade do ar de um ambiente. A concepção de um projeto deve ser embasada em normas térmicas, o que permite que a renovação de ar, difusão, temperatura e controle de umidade, sejam adequados de forma a favorecer o conforto térmico e a saudabilidade do ambiente.

Cada tipo de ambiente exige um projeto único, seja um hospital, escritório, residência, ou outros. São as normas técnicas que determinam as diretrizes do sistema, em alguns casos necessidades específicas são exigidas, como por exemplo, salas limpas utilizadas para cirurgias em hospitais, pois se exige uma alta filtragem do ar para que se evitem infecções no pacientes.

Ainda sobre um local a ser climatizado, definição do tipo de equipamento, carga térmica, orientação solar, número de pessoas, tipo de utilização do ambiente, iluminação, vedação dos vidros, ventilação entre outros, são alguns dos fatores que norteiam a concepção de um projeto.

solicite-orcamento2