Empresas inclusivas é tema de palestra em São Luís

Notícias on 13 Apr , 2017

Aconteceu nesta quarta-feira, 12 de abril, a palestra “Responsabilidade Social das Empresas na Era da Inclusão”, promovida pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão e pelo Sistema de Inclusão de Multiprofissionais (Sim Social), em parceria com a Associação Maranhense de Recursos Humanos (ABRH-MA) e o Condomínio Pátio Jardins.

A Fonmart esteve presente no evento, que contou com a presença de empresários, empreendedores, estudantes e pessoas interessadas na temática. A palestra teve como objetivo disponibilizar informações e tirar dúvidas do empresariado maranhense quanto a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas, em atendimento à legislação vigente – Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

De acordo com os Indicadores Sociais de São Luís, só na capital, são mais de 60 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Deste total 5. 482 vivem com renda familiar per capita mensal inferior a 1/4 do salário mínimo e não possuem benefício assegurados pelo poder público.

Outro aspecto é o alcance das 169 metas dispostas na Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU. O ODS 10, que discorre acerca da Redução das Desigualdades, tem como uma das metas: “empoderar e promover a inclusão social econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra”.


Priscilla Selares – Advogada e Palestrante

Priscilla Selares é Advogada, formada pela Universidade Federal Fluminense. Tornou-se deficiente visual aos 18 anos de idade, durante sua graduação e, em razão das inúmeras dificuldades decorrentes da deficiência, optou por trabalhar aplicando seus conhecimentos e competência na defesa de direitos de seus pares. Ao longo de sua trajetória, além de atuar como advogada, chegando a coordenar o escritório de advocacia da instituição onde trabalhava, patrocinou inúmeras ações em face do INSS, bem como ação de responsabilidade civil em nome de consumidores e/ou vítimas de todas as espécies de dano, prestou consultoria a empresas, instituições e ao poder público, além de realizar palestras no Brasil todo, informando acerca dos direitos da pessoa com deficiência e a inclusão desse segmento no mercado de trabalho, militou, ainda, nos conselhos estadual e municipal do Rio de Janeiro, e integrou a comissão dos direitos da pessoa com deficiência da OAB-RJ.